quarta-feira, agosto 4

o meu castelo...



O meu castelo não é feito de pedra. Não procurei um cientista que descobrisse outro material que o tornasse resistente às chuvas, trovoadas ou tempestades, nem tão pouco que o tornasse imune a invasões.
O meu castelo não tem portões, nem uma única porta que eu possa fechar a mil chaves. Não há nenhuma passagem secreta. Não tenho nenhum exército para o proteger dos meus inimigos ou saqueadores de tesouros. Não tenho canhões ou outros engenhos de guerra. Não tenho nenhum povo que me siga e que cultive as minhas terras. Dentro do meu castelo não está nenhum rei ou rainha, nem mesmo uma princesa ou um nobre. No meu castelo não há nenhum tesouro com todos tipos de pedras preciosas, ouro ou objectos únicos e antigos que se possam imaginar. Por mais que procurem nele um tesouro nunca o irão encontrar. No meu castelo apenas habito eu.
Nele não há nada para roubar.
Os invasores do meu castelo ainda não compreendem. Eles não compreendem. Eles não compreendem que o meu castelo é forte. Nele não há nada para roubar, mas ele é forte.
Talvez o queiram destruir por isso mesmo - ele é forte. Mas então porque roubam o meu castelo? Eles são ignorantes na arte do poder senão já me teriam derrotado.
No meu castelo não são as pedras que seguram as muralhas, mas sim a vontade de me levantar após cada derrota. O meu castelo não resiste a chuvas, trovoadas ou tempestades, mas resiste a tristezas, mentiras e desilusões, embora não seja imune a elas. Não há nenhum portão ou porta, nem qualquer outro tipo de barreira para se entrar, apenas há a minha escolha sobre quem entra. Mesmo, não tendo nenhuma passagem secreta, há alguns que chegam de surpresa e que acabam por lá ficar. Como não tenho exército, sou protegida pela ignorância e inocência que possuo,e ainda pela diminuta sabedoria que vou adquirindo. Os meus únicos engenhos de guerra têm o seu poder nas palavras. Não tenho povo, tenho conhecidos, que não cultivam as minhas terras,mas moldam a minha personalidade. Dentro do meu castelo não há reis, rainhas, princesas ou nobres, mas tenho lá os meus amigos e família, esses têm poder no meu castelo e na minha vida. Não há lá nenhuma moeda ou pedra preciosa. Não há nada para roubar.
O meu castelo é forte. Ele resiste porque é feito do invisivel aos meus inimigos. Podem inundá-lo, incendiá-lo ou desmoroná-lo. Não conseguirão. Só destruirão o meu castelo se destruírem as minhas memórias, as minhas vitórias, apagarem o meu sorriso, me rodearem pelas minhas fraquezas, me afastarem dos meus amigos e, mesmo assim, será difícil, porque só será possível se me apunhalarem com mentiras que me retirem toda a vontade de voltar a erguer o meu castelo e exterminarem toda a verdade que reside em mim.

1 comentário:

Andreia disse...

Adorei Sarinha :D
Está mesmo lindo tens muito jeito :)
Beijinhos, Deya