segunda-feira, março 31

Auschwitz

Quando se faz uma mala, põe-se lá muito mais do que roupas, sapatos ou objetos do quotidiano. Quando se faz uma mala, com as camisolas vão histórias, as histórias das nossas vidas, do que foi as nossas vidas.
Quando se faz uma mala, em cada par de meias vão sonhos com um futuro melhor, num sítio melhor, com uma vida melhor.
Quando se faz uma mala abraça-se o medo com a mesma força com que se dá um passo para a frente, para o futuro, para a vida.
 
Cerca de um milhão e meio de judeus fizeram as suas malas.
 
Quando se olha para um trilho de um comboio, olha-se para onde se vai para ser feliz.
Quando se olha para um trilho de um comboio, olha-se com os sonhos, não com os olhos.
 
Cerca de um milhão e meio de judeus embarcaram  num comboio rumo a Auschwitz.
 
 
Em Auschwitz, da terra fez-se inferno. Dos sonhos fez-se pó. De humanos fez-se cinza.
As paredes que ficaram de pé, guardam gritos. Gritos pela vida. Gritos de vozes caladas por balas, pela fome, pelo frio e pelo Zylklon B. Gritos de inocência ceifados por gente sem humanidade.
 
Que se aprenda com a história. Porque a história é muito mais do que um par de frases escritas num livro. A história é feita de gritos. Que estes cerca de um milhão e meio de gritos sejam ouvidos.
 



 






 


5 comentários:

Andreia Morais disse...

Por mais anos que passem, essa será sempre das histórias que mais me deixa com o coração apertado!

Beijinhos,
http://asgavetasdaminhacasaencantada.blogspot.com/

Por Amor disse...

SARA LINDA !!! ESSA PÁGINA DA HISTÓRIA DA VIDA !!! SUJA !!! CHEIA DE ATROCIDADES !!! JAMAIS SERÁ ESQUECIDA !!! MAIS NÃO CREIA QUE O MUNDO MUDARÁ !!! PELO MENOS O HOMEM NÃO MUDARÁ !!! HOJE PRATICA ATROCIDADES MENOS VISÍVEIS !!!POREM MUITO MAIS NUMEROSAS !!! BASTA IMAGINAR QUE APENAS 3% DA POPULAÇÃO MUNDIAL É DONA DE 40% DE TODA A RIQUEZA QUE O RESTO DO MUNDO 97 % PRODUZ !!! QUE AQUI NO BRASIL MORREMOS MAIS POR ARMA DE FOGO DO QUE NA SÍRIA QUE ESTA EM GUERRA !!! QUE A FOME MATA MAIS NA AFRICA QUE NAS DUAS CITADAS ANTES !!! GOSTARIA MINHA AMADA DE PODER DIZER ALGO DE MENOS PESADO E USAR OUTRA PALAVRA !!! PARA VOCÊ !!! NO TOCANTE QUE TU TÃO BEM DEDICA SEU ESCRITO !!! MAIS A ÚNICA COISA QUE VEM EM MEU CORAÇÃO AGORA EM VERDADE É UM GRITO POR !!!" JESUS " !!!! JESUS !!! JESUS !!! E QUE ELE TE GUARDE E TE PROTEJA E TE MUITO ABENÇOE !!! HOJE E SEMPRE !!! UM GRANDE BEIJO DE QUE MUITOOOOO TE GOSTA E MUITOO TE ADMIRA !!! Pedro Pugliese

Andreia Morais disse...

Muito obrigada :) espero não desiludir

Beijinhos,
http://asgavetasdaminhacasaencantada.blogspot.com/

Santi disse...

Um local marcante! Gostei de ver as fotos, nunca tinha visto como está actualmente!

Santi

A disse...

Até me arrepiei com este post. É verdade, que pelo menos nos dias de hoje, os gritos deles se façam ouvir e esses erros não sejam repetidos.