quarta-feira, setembro 1

citações

Por vezes, é onde menos esperamos que encontramos filosofias de vida, pois bem, eu encontrei pequenos aglomerados de palavras, que definitivamente, aos meus olhos são bastante preciosas e que possuem uma imensidão de significados, tantos significados quantas as pessoas que as lerem. Eu encontrei estas filosofias singulares em alguns livros que apreciei bastante e agora senti a necessidade de as partilhar com o meu blog...




"O tempo que tu conheces não existe. Aqui, a eternidade pode estar contida num instante ou passar tão depressa que desaparece num abrir e fechar de olhos. E apesar de teres desistido do teu grande sonho por um momento, a verdade é que vieste aqui procurar o que há-de ser, e por isso não podes partir sem ter visto o que aqui te trouxe."


"Com discussões perderás não só a amizade delas, mas também, e isso é o mais importante, a tua preciosa energia. E de todos os modos, elas encarnaram numa determinada raça para experimentarem todas as lições e oportunidades que essa raça tem para oferecer. Por isso, se querem casar dentro dessa raça e terem filhos dessa raça, quem és tu para lhes dizer o contrário? Deverei acusá-las de serem racistas porque não querem trocar a raça delas pela minha? Deixa-as. Para quê estragar-lhes as ilusões de superioridade? Ao recorrerem ao preconceito, só revelam a falta de confiança no seu próprio valor. Deseja-lhes o melhor. Não te cabe a ti julgar. Não faças o que elas fazem. Não procures diferenças, procura semelhanças."


"Se renascermos uma e outra vez e quase sempre com as mesmas pessoas, uma vez como filha, outra como mãe, outra como filho, ou tio, para depois voltarmos como esposa ou até como amante proibido, não será o sexo uma irrelevância no esquema geral das coisas? No fim, Da, só o amor importa. O sexo é uma função biológica, como comer. Foi o Homem que lhe impôs todos estes tabus, pois seria certamente o caos se o pai se deitasse com a filha e a irmã com o irmão."

in O Amante Japonês, de Rani Manicka

Sem comentários: